Aplaudido de pé por um Teatro Guaíra lotado, o professor, economista e Prêmio Nobel da Paz Muhammad Yunus foi recebido para o primeiro dia do Congresso Internacional de Negócios Sociais e Empreendedorismo, promovido pelo Núcleo Interdisciplinar de Estudos sobre o Terceiro Setor (Nits) da Universidade Federal do Paraná.

Antes do Congresso, o professor Luiz Vamberto de Santana, do Departamento de Economia, fez a apresentação do homenageado, relembrando sua trajetória acadêmica em Bangladesh e nos Estados Unidos, além das ações desenvolvidas por Grameen Bank durante uma sessão solene e pública do Conselho Universitário, em que UFPR outorgou a ele o título de professor doutor honoris causa da instituição.

“Quando a UFPR concede esse titulo ao prêmio Nobel da Paz, quer reafirmar seus repúdios a todas as formas de violência. Que possamos promover a cultura da paz. Muito obrigado por sua mensagem de paz e fraternidade, que seu exemplo seja seguido e nos sirva de inspiração, somos ainda melhores a partir de hoje.” afirmou o reitor Zaki Akel Sobrinho.

No segundo momento, o dr. Leandro Marins de Souza lançou o livro Empreendedorismo com foco em Negócios Sociais, que conta com 9 capítulos que discorrem sobre o modelo de negócio, cases de Negócios Sociais no estado do Paraná e ainda capítulo escrito pelo professor Muhammad Yunus. O livro será disponibilizado durante a semana em plataforma digital.

Durante a palestra, o professor Yunus contou cases inspiradores, como o Grameen Bank, além de explicar o que é e o que diferencia esse modelo de negócio.

“Nós nos acostumamos a pensar que as pessoas querem dinheiro e lucro. Porém, basta fazer a elas a pergunta certa”, afirmou o prêmio Nobel da Paz, que explicou que as coisas mudam quando fazemos a pergunta correta, quando a empresa começa a pensar em como aquele produto é feito, na parte humana de todo esse processo, e não apenas no produto final.

Representantes do Sebrae e outras instituições do setor, autoridades e membros do corpo acadêmico da UFPR também prestigiaram o evento. A equipe organizadora foi chefiada pela professora Ana Lúcia Jansen de Mello de Santana, do Departamento de Economia da Universidade.

O segundo dia de Congresso contou com as palestras “Uma visão Europeia de Negócios Sociais e Empreendedorismo“, com a professora Giulia Galera da Universidade de Trento, Itália; “Tendências Norte Americanas de Negócios Sociais e Empreendedorismo“, com a professora Graziella Comini, da USP; além da Mesa Redonda: Experiências Brasileiras de Negócios Sociais, com os empreendedores Tiago Dalvi, da Solidarium, e André Albuquerque, da Terra Nova.

*Com Informações da Assessoria de Imprensa UFPR

Clique AQUI para acessar a apresentação da professora Giulia Galera.

Clique AQUI para acessar a apresentação da professora Graziella Comini.

Fotos por Ana Assunção (UFPR)