Neste espaço são apresentados alguns dos materiais de apoio utilizados na Pesquisa de Alinhamento Conceitual do Projeto. Fique à vontade para explorar e conhecer mais!

Como mudar o mundo: empreendedores sociais e o poder das novas ideias

Autor: David Bornstein
Ano: 2005
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Excelente obra para aqueles que estão se iniciando no assunto e desejam entender o conceito e a prática do empreendedorismo social inserido no mundo dos negócios. A abordagem contextual leva à compreensão da integração entre as vertentes do mundo econômico e as necessidades e capacidades do mundo social esclarecendo como as pessoas podem se motivar, inserir, contribuir e se beneficiar de empreendimentos em negócios sociais. O autor, baseado em vasta bibliografia internacional e nos dados obtidos em entrevistas com empreendedores sociais, leva os leitores à maior conscientização do papel de cada cidadão nas mudanças conjunturais requeridas em prol de um mundo mais justo, solidário e socialmente empreendedor.

Social Investment Manual: an Introduction for Social Entrepreneurs

Autores: Technische Universitat Munchen; Schwab foundation for Social Entrepreneurship
Ano: 2011
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Social Investment Manual: an Introduction for Social Entrepreneurs, publicação organizada por Technische Universitat Munchen; Schwab Foundation for Social Entrepreneurship, em 2011, este Manual pretende ser uma ferramenta de atuação para os empreendedores sociais iniciarem conversações com investidores e com outros empreendedores sociais. A publicação evidencia que investidores sociais ao redor do mundo têm criado instituições que, sob variadas formas têm buscado suplementar recursos financeiros para além das tradicionais doações privadas e subvenções públicas aos projetos e negócios sociais, em especial naquelas organizações que possuem forte missão transformadora da realidade, capazes de gerar crescimento socioeconômico em áreas em que o setor privado tradicional não demonstra interesse em atuar, por seu baixo apelo comercial. O Manual traz passo-a-passo para o empreendedor social ter sucesso na busca da melhor parceria para seu negócio social.

Social Entrepreneurship

Autores: Johanna Mair, Jeffrey Robinson e Kai Hockerts
Social-Entrepreneurship

Apesar de possuir 04 capítulos, o livro se divide em três grandes áreas. Na primeira etapa, um conjunto de artigos de diversos autores apresenta os principais itens motivadores para o empreendedorismo social em diferentes lugares do mundo e de que forma as pesquisas acadêmicas tem acompanhado essa evolução, incluindo uma excelente análise bibliográfica. Na segunda parte, outro conjunto de artigos mostra as diferentes organizações empresariais que podem nascer por meio do empreendedorismo social. Do ponto de vista de negócios sociais, interessante notar o conceito de social purpose business ventures, onde a lógica de lucratividade econômica consegue coexistir com os propósitos sociais dos empreendimentos. Na terceira e última parte, os autores discutem temáticas de gerenciamento empresarial aplicadas aos negócios sociais e também as interações ambientais que o tema pode proporcionar. Leitura interessante do ponto de vista da investigação sobre empreendedorismo social, porém ainda mais válida no sentido de conseguir tangibilizar conceitos antes dispersos e sem conexão sobre negócios sociais, sob o guarda-chuva dos social purpose business ventures.

A inovação social aponta novos caminhos para as empresas

Publicação: Revista HSM Management, nº 103, mar/abr 2014
Autor: Sílvio Anaz
Revista-HSM-Management-n103

A reportagem apresenta uma introdução conceitual e cases de negócios sociais. Na parte conceitual, aponta o movimento de Inovação Social como uma evolução do conceito de Responsabilidade Social Empresarial, que por sua vez foi uma evolução da ideia de Filantropia. Após, diferencia Inovação Social de Empreendedorismo Social, entendendo que aquela é pratica por empresas com fins lucrativos e esta por instituições sem fins lucrativos (diz ainda que o conceito de empreendedorismo não pressupõe inovação). A Inovação Social seria uma nova solução mais eficaz, mais eficiente, mais justa ou mais sustentável, para problemas sociais. A Inovação Social, portanto, seria desenvolvida por um Negócio Social (ou Organização Híbrida ou Setor 2,5), que busca a solução de problemas socioambientais conjugada com o lucro. Cita a Schwab Foundation, que formula o conceito de que um Negócio Social deveria fundir os ideais de mercado de Richard Branson (Virgin) e de benemerência da Madre Teresa de Calcutá.

Asian Development Bank and the Inter-American Development Bank. Working together in pursuit of inclusive business: Sharing the Latin American and Caribbean experience with Asia and the Pacific.

Publicação: Mandaluyong City, Philippines: Asian Development Bank, 2013. 71 pp
Autor: W. Robert de Jongh
Working-Together-in-Pursuit-of-Inclusive-Business

Dividido em quatro capítulos seguidos por apêndice contendo relatos de casos, com foco em: 1. Negócios. 2. Investimento. 3. América Latina. 4. Ásia. Esta publicação nos traz uma retrospectiva sobre os Negócios Inclusivos sob a ótica do ADB – Banco Asiático de Desenvolvimento e o BID – Banco Interamericano de Desenvolvimento, nos anos de 2009-13, mencionando breve histórico anterior. Tece a diferenciação entre NS – Negócios Sociais Tradicionais e NI – Negócios Inclusivos justificada sobre o entendimento do conceito BoP (Base da Pirâmide). Além das questões de base econômica e social apresenta a recente divisão Geopolítica do Continente Asiático, com os países de interesse dos planos de investimentos para a “maioria” (OMJ – Opportunities for the Majority), segmentando a porção continental SE (Sudeste) e a Oceânica (Indonésia e Filipinas). Quanto a América Latina demonstra a mesma tendência ao fortalecimento do interesse por países da Região Central e Caribe, apoiados em critérios de elegibilidade citados ao longo do texto.