O Projeto Educação Empreendedora na Universidade Federal do Paraná: Empreendedorismo com Foco em Negócios Sociais estuda e pesquisa os diferentes conceitos e visões para buscar trabalhar um conceito abrangente que possa ser apreendido com facilidade por empreendedores, empresas, governos. No embrião destes estudos trabalha-se com a idéia de que um *Negócio Social* representa a atividade comercial de uma empresa cuja finalidade é o propósito social e o lucro é o meio que permite a este propósito ter seus impactos socioambientais potencializados. Para nós, o core business do negócio social busca solucionar um ou mais dos itens a seguir:

  • Um problema social;
  • Um entrave que prejudique o empoderamento socioeconômico;
  • O desmonte de alguma característica da armadilha da pobreza (situação na qual a erradicação da pobreza é dificultada por condições alheias ou de alcance inviável pelo agente econômico).

Em um Negócio Social o lucro é meio e não fim. O lucro permite desenvolver o empreendimento e é condição necessária ao sucesso. Ao longo da Pesquisa de Alinhamento Conceitual nos baseamos em conceitos propostos por autores que representam diversas correntes de pensamento, como os citados acima.

Para informar-se mais e conhecer outros conceitos de Negócios Sociais, seguem alguns links recomendados:

Acesse a Bibliografia do projeto para saber mais.